Como cultivar plantas dentro de casa

Como cultivar plantas dentro de casa – Ter uma horta em casa vai além de apenas uma atividade de jardinagem; é um estilo de vida que oferece uma série de vantagens incríveis para você e sua família. Imagine poder colher ervas frescas, vegetais crocantes e frutas suculentas diretamente do seu próprio quintal sempre que desejar. Além de proporcionar acesso a alimentos frescos e saudáveis, uma horta caseira oferece uma série de benefícios que vão desde a economia de dinheiro até a promoção de um estilo de vida mais sustentável e conectado com a natureza!

Vou te mostrar algumas ideias de cultivo sustentável e indicar ingredientes que podem ser facilmente cultivados dentro de casa.

MONTE SEU VASO COM GARRAFAS PET

O que vamos precisar:

  • de uma garrafa pet (indico uma garrafa de pelo menos 1l)
  • um pedaço de pano, toalha ou lenço que absorve água facilmente
  • terra

Lembre-se de higienizar as garrafas antes de reutilizar.

Corte os pedaços de pano em tiras e faça um buraco na tampa da garrafa pet. O buraco deve ser o suficiente para passar o pano.

Corte a garrafa pet de um jeito que a parte de cima não fique muito curto, pois será preciso colocar terra em cima.

Feche a garrafa com a tampa com pano e encha a garrafa com terra. Importante manter o tecido de pano bem no solo para que ela não amoleça ou se espalhe pelo fundo da garrafa

Coloque a muda do seu tempero favorito e cubra toda a muda com o solo

Depois despeje água no fundo da garrafa. O pano irá absorver a água e umedece os solos e as raízes sem precisar regar todos os dias.

OBS: Deixe os “vasos de rega automática” em um local bem iluminado para que possam receber a luz do sol. Isso irá fazer com que as plantas cresçam mais.

Dicas: Alguns temperinhos que podemos cultivar dentro de casa que evita pragas!

Sugestões: Kit semente temperos na Amazon, clicando aqui! Ou um kit sementes de chá aqui para quem curte as ervas para uma boa xícara de chá!

 

CULTIVAR BROTOS

O que vamos precisar:

  • um pote com um contêiner cheio de furos e outro com uma bandeja
  • caso não tenha esse pote, pode ser um Tupperware com tampa, porém para esses casos vamos precisar de um pano, toalha ou lenço
  • uma boa opção de potes para quem não quer gastar, é usar os potes que vem frutas como morango, uva e cortar ao meio para retirar a tampa
  • sementes
  • água

Para quem tem o contêiner, é simples: basta encher de água até tampar todo o fundo. Por outro lado, para aqueles que possuem potes, tanto Tupperware quanto as caixinhas de morango, o procedimento é um pouco diferente: é necessário umedecer o pano e colocá-lo no fundo do pote.

Em seguida, coloque as sementes embebidas em água nos recipientes preparados. Depois, deixe os potes em local arejado, sem luz, e tampe com um pano até que comecem a nascer os brotos. Lembre-se de umedecer mais ou menos 3 vezes ao dia para garantir a umidade adequada.

Após cerca de 4 dias, quando os brotos começarem a crescer bem, coloque-os na luz natural. Espere mais ou menos 10 dias, regando frequentemente, até que tenham o tamanho suficiente para fazer a primeira colheita.

Ao colher, no caso das folhas, corte com um dedo de diferença para que possam crescer novamente. Se forem brotos de lentilha ou tipo moyashi, devem ser retirados por inteiro.

DICA: Os contêineres são mais indicados para o plantio, pois conforme os brotos criam raízes, eles formam entre as fendas do pano, dificultando a retirada.

Para esse tipo de plantio, as sementes mais indicadas são lentilhas e brotos de moyashi.

Compre o pote escorredor perfeito para plantar em casa no Amazon clicando aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima