No meio do ano, é comum perceber que algumas das metas estabelecidas no início podem ter ficado de lado. Entretanto, este é o momento perfeito para reavaliar, ajustar e redirecionar seus esforços. Reconsiderando suas metas, identificando obstáculos e criando um plano de ação detalhado, é possível renovar o compromisso e seguir em frente com determinação. Portanto, vamos explorar estratégias eficazes de como voltar a alcançar suas metas no meio do ano e terminar o seu ano com sucesso.
REFAÇA A SUA RODA DA VIDA
À medida que navegamos pela vida, é vital fazer pausas para refletir e avaliar o nosso progresso em várias áreas. Primeiramente, a Roda da Vida é uma ferramenta de autoavaliação e desenvolvimento pessoal que facilita essa reflexão. Ela é composta por um círculo dividido em várias seções, cada uma representando um aspecto específico da vida. As seções podem variar, mas geralmente incluem áreas como:
- Saúde e Bem-estar
- Carreira e Trabalho
- Finanças
- Relacionamentos e Vida Social
- Desenvolvimento Pessoal e Espiritualidade
- Diversão e Lazer
- Ambiente Físico
- Contribuição para a Sociedade
Em seguida, o processo de usar a Roda da Vida envolve avaliar cada área em uma escala de 1 a 10, onde 1 representa insatisfação ou baixo desempenho, e 10 representa alta satisfação ou excelente desempenho. Isso cria uma representação visual do equilíbrio (ou desequilíbrio) em sua vida, destacando áreas que podem precisar de mais atenção e melhoria.
Normalmente, realizamos essa avaliação no começo do ano. Entretanto, para quem ainda não começou, nunca é tarde para se autoavaliar. Para aqueles que já fizeram no início do ano, o ideal é refazer após seis meses para comparar e verificar a evolução de cada área na sua vida.
REAVALIE SUAS METAS
Após preencher a sua Roda da Vida e fazer uma autorreflexão comparando a última avaliação com a atual, é hora de revisar as metas criadas no começo do ano. Para isso, deve-se fazer as seguintes perguntas:
- Esta meta ainda faz sentido para mim?
- O que estou fazendo agora para alcançar esta meta?
- O que devo fazer daqui para frente para alcançar a meta?
- Como quero me sentir no final deste ano?
Além disso, não há problema se alguma das metas não fizer mais sentido para você, afinal, nós mudamos como pessoas e isso faz parte da vida! O importante é que as metas façam sentido naquele momento, naquele ano, e que sejam realistas o suficiente para serem desafiadoras e alcançáveis.
O INFALÍVEL PLANO DE AÇÃO!
Não há uma fórmula secreta para realizar seus objetivos e metas. Cada pessoa utiliza seus próprios métodos para se organizar e alcançar seus objetivos. No entanto, uma dica muito importante é deixar suas tarefas o mais detalhadas possível! Quando se tem um objetivo, o ideal é desmembrá-lo em várias etapas e definir prazos para cada uma delas.
Por exemplo, se deseja emagrecer, defina quantos quilos deseja perder no ano e, depois, por mês. Após definir, descreva como você vai fazer para perder esses quilos em um mês. É importante lembrar novamente que deve ser o mais realista possível, prevendo dias em que você sai com os amigos, aniversários e viagens, onde tudo fica mais difícil de controlar. E quando se tem tarefas mais objetivas, é muito mais fácil realizá-las e acompanhar todas essas pequenas conquistas ao longo do tempo.
Algumas ferramentas ajudam a realizar pequenas atividades no dia a dia, para conhecer um pouco sobre elas, leia a matéria sobre Aplicativos para produtividade no seu dia-a-dia.
NÃO ESQUEÇA DE COMEMORAR SUAS PEQUENAS CONQUISTAS
Para ter uma maior visibilidade de suas conquistas, responda as seguintes perguntas:
- Quais foram as melhores realizações que aconteceram comigo até agora?
- O que está funcionando muito bem no momento e que quero continuar?
- O que estou fazendo para comemorar essas pequenas conquistas?
Contudo, não necessariamente precisam estar relacionadas às suas metas, mas são pontos importantes que aconteceram com você até agora e que não deveriam ser ignorados. Lembre-se de todos os momentos felizes e de todos os momentos em que você sentiu que superou algum obstáculo.
Por fim, utilizar a Roda da Vida, revisar suas metas e elaborar um plano de ação detalhado são passos essenciais para manter o foco e alcançar seus objetivos. E, acima de tudo, celebrar as pequenas vitórias ao longo do caminho pode proporcionar a motivação necessária para continuar avançando com confiança e determinação.